JAS/2018- JORNADAS DO PATRIMÓNIO ARQUEOLÓGICO
COSTA SUDOESTE
23-24 de Novembro 2018

Local: Santiago do Cacém
Organização: FIDS/MAEDS/AMRS e CMSC
Colaboração: Municípios do Distrito de Setúbal

Coordenação: Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva (MAEDS), Célia Soares, Fernanda do Vale e José Matias (Museu Municipal de Santiago do Cacém)

Recepção à Comunidade Educativa

O MAEDS e o FIDS, incentivados pelos bons resultados obtidos nas Jornadas Arqueológicas da Península de Setúbal, decidiram estender a iniciativa ao sector setentrional da Costa Sudoeste. Consideram relevante apresentar e debater, com a Comunidade Educativa Regional (Professores, Pais e Alunos), o Património Arqueológico que pode contribuir, enquanto instrumento pedagógico, para um Ensino mais experimental e mais ancorado territorial e socialmente, de forma a interessar a população escolar dos diferentes graus de ensino. Esta iniciativa pretende igualmente celebrar o Ano Europeu do Património Cultural.

ORGANIZAÇÃO

O evento JAS/2018 foi acolhido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, cuja equipa técnica responsável pelos museus municipais aderiu com entusiasmo à ideia e sua concretização. Porém, existe à partida a expectativa da activa participação dos restantes Museus da Região, sendo este um momento de festa e de partilha do trabalho muitas vezes invisível realizado pelos museus na defesa da memória e do património.

Do programa das Jornadas faz parte um conjunto de conferências que disponibiliza uma visão diacrónica da aventura humana no Alentejo Litoral (sexta-feira, dia 23 de Novembro), desde a mais remota Pré-história até à Época Romana.

Integra uma exposição sobre edição, produtos e oferta cultural dos Museus da Região. Cada museu disporá de painéis e mesa adequados à mostra que pretenda apresentar.

No sábado, dia 24 de Novembro, será realizada uma visita guiada, em autocarro, a sítios arqueológicos da Pré-história e da Época Romana dos concelhos de Grândola e Santiago do Cacém.

O Encontro JAS/2018 foi concebido especialmente como um espaço e um tempo de convívio e aprendizagem entre todos os que têm responsabilidades nas áreas da Educação e do Património, aos que desejem descobrir as suas raízes e identidade cultural ou simplesmente fruir o rico património regional.

A entrada e participação são acessíveis a todos os interessados mediante inscrição gratuita no site do evento.

Entidades organizadoras:
MAEDS-Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal / Associação de Municípios da Região de Setúbal; FIDS-Forúm Intermuseus do Distrito de Setúbal; Câmara Municipal de Santiago do Cacém-Museus Municipais.

Colaboração:
Câmaras Municipais de Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Seixal, Palmela.

Coordenação:
Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva, Célia Soares, Fernanda do Vale, José Matias

Conferencistas:
Antónia Coelho-Soares (MAEDS/AMRS)
Carlos Tavares da Silva (MAEDS/AMRS; UL/UNIARQ)
João Luís Cardoso (Universidade Aberta; Academia das Ciências de Lisboa; Academia Portuguesa da História)
Joaquina Soares (MAEDS/AMRS; UL/UNIARQ)
José Carlos Quaresma (FCSH- Universidade Nova)
Patrícia Brum (Tróia Resort)

Comissão executiva:
Elsa Afonso (C.M. Alcochete)
Fátima Afonso (C.M. Seixal)
Fernanda Pinho (C.M. Montijo)
Fernanda do Vale (C.M. Santiago do Cacém)
João Ventura (C.M. Sesimbra)
Luis Pequito (C.M. Almada)
Lurdes Lopes (C.M. Barreiro)
Maria Ana Judas (C.M. Moita)
Marisol Ferreira (C.M. Alcácer do Sal)
Michelle Santos (C.M. Palmela)
Miguel Correia (C.M. Alcochete)
Sandra Coelho (C.M. Montijo)
Vitor Mestre (C.M. Moita)

Convidados:
Museu do Arroz - Comporta
Museu da Farinha – S. Domingos
Museu das Minas do Lousal - Grândola

ORGANIZAÇÃO

APOIOS